Ensino Fundamental I

Ponto de partida

No Ensino Fundamental, em todas as áreas estimulamos a produção dos alunos como forma de apropriação e sistematização de conteúdos, cujo ensino e organização cabem ao professor propiciar, aproveitando-se das possibilidades de troca de saberes entre as crianças.

Aliás, boa parte do trabalho é baseada nessa troca. Ao falar do que sabem, do que não entenderam, de como chegaram a determinada conclusão, ao discutir, os alunos podem reelaborar o que pensavam, perceber a existência de outros pontos de vista, fazer descobertas importantes e ampliar seu conhecimento sobre o tema em pauta. Por isso, insistimos em algumas atitudes, tais como: atenção ao que o outro está falando; respeito pelas dificuldades de cada um; falar, mesmo quando não está muito seguro; explicar o raciocínio ou a interpretação que fez sobre determinado assunto... Através desse exercício, a dinâmica fica mais interessante, diversa e, em consequência, mais rica.

Currículo

A partir do 2º ano, a grade curricular contempla as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, Ciências Naturais, Educação Física e Artes.

Além disso, uma vez por semana, os alunos ficam algumas horas a mais na Escola divididos em aulas de Música, Ioga, Dança e Artes Plásticas, num importante processo de integração, pois estas aulas acontecem com os grupos misturados.

A partir do 4º.ano, temos aulas de Inglês. O trabalho é pensado para a faixa etária, com respeito ao amadurecimento e limites de cada aluno, aproveitando os conhecimentos prévios que venha a possuir.

Quanto ao processo de avaliação, todos os alunos do Ensino Fundamental são olhados, observados e avaliados ao longo do ano letivo com o objetivo de ajudá-los no processo, para conhecer suas dificuldades e facilidades e, principalmente, para planejar nossas ações.

Atividades Propostas

As observações são colhidas nos diversos momentos vividos em sala de aula e fora dela também. Fazem parte das avaliações: trabalhos e lições variadas, experimentos, pesquisas, seminários, registros, leituras e tantos outros instrumentos.

Neste sistema também contamos com os indicadores, que são metas traçadas para o grupo e para cada uma das áreas. Essas metas são pensadas pela equipe e discutidas com os alunos ao longo de cada trimestre, para que no final eles façam sua auto-avaliação em paralelo à avaliação de cada professor.

O importante retorno do professor para o aluno a respeito de sua avaliação se dá através de comentários que falam do seu desempenho, dão sugestões e chamam atenção para aspectos relevantes do seu processo de aprendizagem.

Ensino Fundamental II

Nossa proposta pedagógica para o Fundamental 2 busca a coerência com o que valorizamos na relação professor-aluno nos outros segmentos da escola: forte vínculo afetivo, base fundamental para o ensino-aprendizagem; bom conhecimento sobre os processos do aluno com o objetivo de fortalecer seu desenvolvimento em todas as áreas; professor como alguém com quem o aluno conta para ajudá-lo em sua vida escolar; professor com escuta apurada para alunos, pais, escola e colegas de trabalho.

Nossa proposta pretende ser coerente com a história que construímos até aqui e fiel ao que oferecemos aos pais e alunos que nos procuraram e nos procuram em busca de um ensino diferenciado. Assim sendo, queremos garantir a qualidade no que diz respeito à formação integral dos nossos alunos.

Estabelecemos na Alecrim um processo de passagem gradativa às características do Fundamental II. Os professores especialistas serão inseridos na rotina dos grupos aos poucos. O 6º. ano conta com um professor-tutor, responsável pela maioria das áreas. A novidade nesse começo de Fundamental 2 é o professor especialista de Matemática. No 7º. ano, contamos com a entrada do professor especialista de Língua Portuguesa. No 8º ano, o professor de História e Geografia e no 9º. ano, completando o quadro, o professor de Ciências Naturais.

Importante ressaltar que todo o conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacional é cuidadosamente observado e cumprido e a seleção dos professores-tutores segue o critério de uma formação específica e habilidades transdisciplinares além de competências complementares que lhe dão condições para transmitir os diversos conteúdos. Contamos também com o apoio de assessores em todas as área.

O Fundamental 2 tem duas áreas novas: Trabalho Pessoal e Orientação de Estudo, também sob a responsabilidade do professor-tutor.

No 6º. ano são mantidas as aulas de Ioga.







UNIDADE I - Rua Amália de Noronha, 403 - São Paulo - SP - (11) 3864.3797
UNIDADE II - Rua João Moura, 1091 - São Paulo - SP - (11) 3062.3519